A ANFIC – Associação Nacional de Filósofos Clínicos – é uma associação profissional, sem fins lucrativos, que tem por objetivo organizar e regulamentar a atuação dos filósofos clínicos, teóricos e especialistas em filosofia clínica, assim como representá-los sempre que necessário. Seu quadro de associados é composto, exclusivamente, por filósofos clínicos, teóricos e especialistas em filosofia clínica.
Os filósofos clínicos possuem graduação universitária em qualquer área, com formação em Teoria e em Prática da Filosofia Clínica (cursos oferecidos em vários centros de formação pelo país). Sem a graduação acadêmica em filosofia, para a habilitação à clínica, é necessário um curso de nivelamento de conhecimentos filosóficos (cursos também oferecidos em vários centros de formação pelo país). Atuam em consultórios, hospitais, empresas e escolas utilizando a metodologia filosófica para abordar as questões cotidianas.
Os teóricos em filosofia clínica possuem graduação (em qualquer área) e especialização em filosofia clínica com habilitação à pesquisa (curso oferecido em vários centros de formação pelo país). Atuam como pesquisadores em suas áreas de atuação de origem.
Fundada em maio de 2008, a ANFIC possui sede em Curitiba-PR e congrega membros de todo o país.
Nossa História
Na década de 80, inspirado no movimento de “retorno” da filosofia para as questões cotidianas, Lúcio Packter, filósofo brasileiro, iniciou suas pesquisas sobre o que denominaria, mais adiante, Filosofia Clínica. Em 1994, ele fundou o Instituto Packter, em Porto Alegre, formando um primeiro grupo de filósofos clínicos. Estes, juntamente com Packter, começaram o processo de difusão da proposta pelo país.
Em 1999, ocorreu o I Encontro Nacional de Filosofia Clínica, com o objetivo de aproximar os diferentes grupos existentes pelo país. Trocas de ideias e de experiências, aprofundamentos nos estudos, comunicação entre os grupos eram os primeiros objetivos. Desde então, os Encontros Nacionais ocorrem anualmente, em diferentes cidades de nosso país: Florianópolis (1999), Belo Horizonte (2000), Fortaleza (2001), Salvador (2002), Belo Horizonte (2003), Vitória (2004), Curitiba (2005), Goiânia (2006), São Paulo (2007), Vitória (2008), Curitiba (2009), Cuiabá (2010), Campo Grande (2011), Curitiba (2012), São Paulo (2013), Criciúma (2014), Chapecó (2015), Gramado (2016) Fortaleza (2017) e Goiânia (2018). O próximo Encontro (de número XXI), acontecerá este ano em Caxias do Sul, de 20 a 23 de junho.
As primeiras associações estaduais surgiram em 1999, logo após o I Encontro Nacional, com o objetivo de organizar o trabalho dos filósofos clínicos e especialistas em filosofia clínica, assim como oferecer apoio diante das necessidades da formação aos estudantes desta área. Desde então já vislumbrávamos o surgimento de uma associação nacional, que tivesse como objetivo regulamentar e organizar a profissão.
Depois de muitos anos estudando as possibilidades, após um crescimento muito maior do que o esperado, consideramos a necessidade de uma organização nacional e fundamos a ANFIC, em maio de 2008, em Vitória-ES.
Em 2012, Lúcio Packter doou à ANFIC os direitos sobre a metodologia da Filosofia Clínica, assim como sobre suas publicações até então. Após um período de transição, em 2013 a ANFIC assumiu a responsabilidade pela formação dos filósofos clínicos e teóricos em filosofia clínica de todo o país, coordenando os trabalhos a partir dos Centros de Formação.
Confira abaixo as Composições da Diretoria Nacional: